Jan Bonsma: histórico e relevância de sua pesquisa para a pecuária

Quem foi Jan Bonsma?

Jan Bonsma formou-se em Zootecnia e cursou pós-graduação na Universidade de Iowa. Em 1937 recebeu como missão a tarefa de realizar pesquisas necessárias para a formação de uma nova raça, seguindo o programa de melhoramento genético do Santa Gertrudis, visando encontrar a solução para a degeneração tropical do gado.

O seu trabalho no desenvolvimento de uma raça de gado adaptada

No início de seu trabalho nas estações de pesquisa de Mara e Messina, foram utilizadas 400 vacas da raça Afrikaner que foram divididas em oito grupos. De dois em dois, os grupos foram cruzados cada um com um touro das raças Red Aberdeen Angus, Red Poll, Shorthorn e Sussex, de modo que havia um touro para cada 50 vacas. Um outro rebanho de 50 vacas Afrikaner foi cruzado com um touro Afrikaner. Seguindo as recomendações de Bonsma, um outro grupo de 100 vacas Afrikaner foi incluído e cruzado com touro Hereford.

A maior limitação para criação de raças britânicas e europeias enfrentada pelos pecuaristas era a degeneração tropical e a alta taxa de mortalidade. Com as novilhas produtos dos cruzamentos anteriormente descritos, Bonsma verificou que haviam em cada grupo novilhas que demonstravam suportar bem as condições climáticas tropicais e subtropicais, enquanto em outras eram claros os sinais de esgotamento, sendo estas novilhas as que justamente tipificavam-se como degeneradas tropicais.  

Com base nisso, em dezembro de 1937 iniciou-se uma pesquisa climática. As temperaturas corporais, respirações por minuto e as pulsações dos vários grupos de novilhas foram medidas a cada duas horas, das seis horas até as 18 horas, uma vez por semana. Nos dias muito quentes, essas aferições foram das seis da manhã de um dia às seis da manhã do dia seguinte.

A importância da adaptação dos animais ao clima local

Por meio dos dados coletados, Bonsma notou que quando a composição percentual excedia 50% de Bos taurus europeu, o gado demonstrava sintomas de esgotamento, ritmo respiratório mais acelerado e hipertermia. Os registros de dados demonstraram que nos dias quentes, novilhas de pelos mais finos conseguiam manter temperatura e ritmo respiratório mais baixo e, consequentemente, estavam melhor adaptadas ao ambiente do que novilhas de pelos grossos. Após esta constatação, iniciou-se um estudo climático visando estabelecer correlação entre tipo de pelo e pele e a produtividade do gado em climas tropicais e subtropicais. Esse estudo confirmou que a degeneração tropical estava diretamente relacionada à espessura do pelo dos animais.  

Entre 1930 a 1943 várias pesquisas foram desenvolvidas sobre as características e avaliações da espessura da pele de várias raças e cruzamentos, relacionando estas variáveis a dados climáticos. Concluiu-se que animais de pele grossa, alta vascularidade e pelagem macia se adaptava melhor às condições extremas de temperatura e apresentam maior resistência às infestações de carrapatos, quando comparados aos animais de pele mais fina. 

Em função dos dados coletados, a tarefa original, que consistia em produzir um gado semelhando ao da raça Santa Gertrudis, foi alterada, pois o gado de proporção sanguínea 5/8 Bos taurus e 3/8 Afrikaner não resistia às altas temperaturas ambientais tão bem quanto o gado cuja proporção sanguínea era 5/8 Afrikaner e 3/8 Bos taurus.

A criação da raça Bonsmara

Jan Bonsma decidiu então que a percentagem de sangue Afrikaner deveria predominar e a raça desenvolveu-se com 5/8 Afrikaner (Sanga) e 3/8 Bos taurus. A raça Bonsmara foi nomeada por Galpin como homenagem a Jan Bonsma e à estação de Mara. A raça Bonsmara é, atualmente, a única raça criada do mundo que foi totalmente baseada em pesquisa. Todas as características que acarretam na melhor adaptação ao clima subtropical tais como suavidade da pelugem, habilidade de movimentação, repelência a carrapatos e cor foram adotadas como critério de seleção para a fixação da recém-criada raça.

Em 1940, a seleção dos reprodutores usados nos rebanhos de reprodução foi baseada em testes de performance e a partir de 1946, as vacas foram selecionadas segundo sua capacidade de parir e habilidade em desmamar bezerros pesados.

Durante o processo de seleção para a criação da raça Bonsmara mensurou-se a adaptabilidade e não foram tolerados defeitos que pudessem ser herdados. A cada seis touros, apenas um foi selecionado para as novas fases após a realização de diversos testes. Todos os touros-base foram criteriosamente selecionados para que não apresentassem prolapso do prepúcio ou umbigo longo.

O melhoramento das taxas de natalidade foi medido mensalmente para o processo de seleção do Bonsmara. O crescimento dos bezerros, seus pesos ao desmame e a ingestão de leite (eram pesados antes e após a mamada) foram utilizados para determinar a produção de leite das vacas. A longevidade também teve importante papel no processo de seleção. A maioria dos criadores elimina as vacas reprodutoras quando atingem geralmente 8 a 10 anos de idade. Já as vacas Bonsmara foram mantidas no rebanho até não poderem mais gerar ao menos um bezerro por ano sem perder 20% de sua massa até que a cria desmamasse.

A relevância de sua pesquisa à nível mundial

Segundo Jan Bonsma, um animal pode ser comparado a um livro, de modo que pode ser avaliado por seus cinco capítulos, sendo estes: esqueletos, pelo e pele, depósitos de gordura pelo corpo, desenvolvimento muscular e comportamento.

Bonsma relata que os aspectos exteriores são extremamente importantes, pois permitem uma “leitura” no corpo do animal da perfeita harmonia entre as várias atuações dos hormônios, todos intimamente ligados.

A história de Jan Bonsma permite uma reivindicação especial. Nenhuma outra raça de gado sintético de corte na história, até o presente momento, teve a sua criação orientada por tantas pesquisas quanto a da raça Bonsmara. O objetivo das diversas pesquisas e reflexões de Bonsma sempre foram o animal por completo, assim como a interação de seu potencial genético com o meio ambiente onde vive.

Jan Bonsma, o criador da raça Bonsmara, contribuiu sobremaneira para a Zootecnia e pecuária mundial, de modo que seu método de seleção e suas pesquisas norteiam e fazem parte de diversas raças bovinas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.