Saiba como funciona o melhoramento genético bovino

A economia mundial evolui de forma constante, alterando por completo os setores produtivos. Para acompanhar a mudança do mercado e aumentar a agilidade e qualidade da produção, os profissionais da pecuária começaram a investir de maneira drástica em soluções tecnológicas nos últimos anos.

Atualmente, um dos principais investimentos da área é direcionado ao melhoramento genético bovino, processo responsável por revolucionar a pecuária bovina no Brasil.

A seguir, além de mostrarmos o que é o melhoramento genético bovino e como ele funciona, vamos listar as principais vantagens de incluí-lo no seu rebanho. Boa leitura!

O que é o melhoramento genético bovino?

O melhoramento genético é uma estratégia utilizada com o objetivo de alterar geneticamente determinadas populações, diminuindo ou aumentando a frequência de genes que oferecem características fenotípicas interessantes do ponto de vista econômico.

No contexto da pecuária, esse processo serve para elevar o nível da produção e qualidade da carne bovina, de acordo com as exigências do mercado.

Como funciona o processo?

Qualquer programa de melhoramento genético bovino exige uma avaliação prévia para identificar a performance genética. De modo a aproveitar as melhores características do rebanho, em geral, são escolhidos animais saudáveis e resistentes.

Vale ressaltar que a análise dos valores genéticos (VG) do animal é indispensável para verificar se as características fenotípicas são decorrentes dos seus genes, podendo ser transmitidas para a próxima geração, ou se foram influenciadas pelo ambiente no qual ele está inserido.

No segundo caso, não há como o processo funcionar, porque as características desejáveis não terão transmissibilidade.

Por fim, pode ocorrer o cruzamento — uma das alternativas do melhoramento genético — entre os indivíduos, para estimular a variação genética e selecionar os melhores genes para a próxima geração.

Quais são os procedimentos?

Seleção

O primeiro procedimento para o melhoramento genético bovino é a seleção de gados de corte. Como falamos, esse processo tem como objetivo melhorar a genética de uma população, visando ao aumento dos lucros.

Para isso, é necessário selecionar apenas indivíduos que tenham características desejáveis, de acordo com os objetivos do responsável pela gestão rural da fazenda.

Controle de acasalamentos

O segundo procedimento está relacionado ao controle dos acasalamentos que envolvem consanguinidade e cruzamento — indivíduos com o mesmo laço sanguíneo e indivíduos de raças diferentes, respectivamente.

O processo deve ser controlado por estatísticas registradas com o decorrer do tempo. No fim, os indicadores vão apontar se o melhoramento genético será bem-sucedido.

Vale destacar que, apesar de a seleção e do controle de acasalamentos serem métodos diferentes do melhoramento genético, nada impede que eles sejam feitos de forma complementar. Na verdade, essa junção é até mais indicada.

Quais são as vantagens de melhorar os genes do rebanho?

Além da maior lucratividade, o pecuarista que decide investir nesse processo se beneficia de uma série de vantagens para se destacar no mercado. O melhoramento genético bovino oferece:

  • maior ganho de peso;
  • melhoria do rebanho, com animais mais resistentes e adaptados;
  • reduz o custo da produção por unidade;
  • melhora fertilidade do rebanho;
  • diminui recursos de logística;
  • proporciona carne de melhor qualidade ao consumidor.

Como pode ver, atualmente, o melhoramento genético bovino é um processo indispensável para suprir as demandas do mercado, além de reduzir custos com o rebanho e aumentar os ganhos. Os procedimentos escolhidos dependerão dos seus objetivos com o negócio. Sendo assim, é recomendado que você os defina o mais rápido possível.

Gostou de aprender sobre melhoramento genético bovino? Aproveite para curtir nossa página no Facebook para conferir mais conteúdos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.