Saiba como melhorar o seu lucro com pecuária por meio do manejo inteligente

Reprodutivo inteligente na pecuária de corte

            Os diversos modos de manejo possuem como objetivo comum a otimização do desempenho, seja reprodutivo ou produtivo. Esta otimização deve ser de forma racional, econômica e sem degradar o meio ambiente. Para isto, o foco deve estar na prevenção de doenças, no atendimento às necessidades nutricionais e na reprodução.

            Dentro das estratégias de manejo para reprodução destacaremos a estação de monta, a importância da utilização de touros com boa genética e advindos fornecedores confiáveis, a monta natural a campo e a utilização de touros de repasse quando realizadas IA ou IATF (Inseminação Artificial ou Inseminação Artificial em Tempo Fixo).

Estação de Monta

            A estação de monta, além de nortear as demais atividades de manejo, faz com que o período de maior oferta de forragem de qualidade seja ajustada ao de maior demanda nutricional dos animais, de modo a propiciar redução em custos com suplementação.

Importância da utilização de touros com boa genética e advindos fornecedores confiáveis

            A infertilidade de um touro impacta grandemente no desempenho reprodutivo do rebanho, pois o mesmo deve cobrir pelo menos 25 vacas.

            Os touros com baixa fertilidade e sem genética de qualidade, por permanecerem longo tempo na fazenda, acarretam prejuízos na produtividade, quando não diagnosticados em tempo hábil. Por isto, é extremamente importante que a compra de touros seja realizada com fornecedores confiáveis, que forneçam animais que possuam exame andrológico completo.

            Além de problemas com infertilidade, vale lembrar que metade do material genético de todas as crias serão advindas do touro, por isto a importância da genética superior deste animal.

Monta natural a campo

            O sistema de acasalamento mais utilizado na pecuária de corte é a monta natural a campo, podendo ser múltiplo ou simples.

            No acasalamento múltiplo os touros permanecem junto às matrizes durante toda a estação de monta, de modo que não há necessidade de identificação de cio e condução de animais para o curral para cobrição. A desvantagem deste método é que não é conhecida as paternidades das crias, visto que vários touros ficam juntos às fêmeas. Todavia, em rebanhos comerciais, este método gera economia em relação à mão-de-obra e pela certeza de que a maioria das matrizes irão parir em determinado período.

            No acasalamento simples, um touro fica responsável por um lote de matrizes. A vantagem é a identificação da paternidade das crias. Neste modelo, a fertilidade e capacidade reprodutiva do touro é extremamente importante, pois qualquer falha acarretará em índices indesejados de concepção.

Touros de repasse

            Caso a estratégia adotada na fazenda seja a IA ou IATF recomenda-se a utilização de touros de repasse, visando compensar possíveis perdas no processo de observação de cio.

            Quanto trata-se de inseminação artificial em tempo fixo, a relação touro:vacas deve ser maior devido ao fato das fêmeas estarem com seus cios sincronizados.

            Portanto, mesmo com a utilização da IA ou IATF, para obtenção de bons resultados, a monta natural com touros de repasse é importante.

            O touro deve possuir características que o permitam executar de modo eficaz a monta natural a campo, como: adaptabilidade ao ambiente tropical, precocidade, fertilidade, alta libido (o touro deve cobrir a campo e inclusive sob sol quente) e não apresentar degeneração testicular.

Porque utilizar os touros Bonsmara na monta natural?

            Os touros Bonsmara Barra Grande apresentam todas estas características ideais. São animais adaptados ao clima tropical e por apresentarem precocidade, alta libido e alta fertilidade são extremamente viáveis para monta natural, apresentando excelentes resultados, sendo, portanto, ótima alternativa para touro de repasse.

            A raça Bonsmara também é reconhecida como a raça de maior conversão alimentar do mundo (habilidade de transformar capim em carne). Desta forma, a genética de qualidade de uma raça que foi desenvolvida totalmente pautada em pesquisa juntamente com uma nutrição adequada, certamente acarretará resultados fantásticos.

            Todos os touros Bonsmara Barra Grande possuem exame andrológico completo, o que garante que os animais, além de ótima genética, apresentam alta fertilidade.

            A eficiência reprodutiva, assim como a produtividade, devem ser metas que norteiam técnicos e pecuaristas para alcançarem maior retorno financeiro na pecuária.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.