Como fazer a estação de monta da sua fazenda?

Você sabe o que é estação de monta?

É uma técnica de manejo que objetiva a produção de um bezerro por ano na sua propriedade e aumentar o seu faturamento por safra.

Continue lendo esse post que vamos te mostrar como você pode iniciar esse processo.

Estação de monta

A estação de monta busca expor as matrizes à reprodução em certo período do ano e sincronizar o maior número de nascimentos de bezerros, antes do início das chuvas. Nesse sentido, os maiores benefícios dessa técnica são:

  • Possibilidade de um planejamento nutricional de suas vacas antes de entrarem na estação;
  • Aumento da taxa de desfrute;
  • Desmama de bezerros mais pesados e com maior valor de mercado;
  • Aumento da produção de arrobas por hectare ao ano;
  • Maior rentabilidade de sua propriedade.

Usando a técnica na sua fazenda

Vamos considerar duas situações:

  • Pressupomos que a monta acontece durante todo o ano em sua propriedade.

Nesse caso, no primeiro ano os reprodutores devem ser retirados do lote das matrizes no final do mês de maio e retornados no início do mês de setembro. Na segunda safra, serão encurtados dois meses, ou seja, os touros serão retirados no final do mês de abril e retornados no início do mês de outubro.

Nas temporadas seguintes, o pecuarista deve ter como meta diminuir 15 dias a cada ano do período de estação. Isso será feito até o momento em que atinja os 90 dias recomendados, com o objetivo de suas matrizes produzirem um bezerro por ano.

  • Para aqueles produtores que estão no momento de aquisição das matrizes ou fazem uma estação de monta que não está sendo eficiente.

Nesse caso, a primeira ação a ser feita é fazer dois lotes de suas matrizes. Sendo assim, o primeiro lote (lote A) serão aquelas vacas que pariram entre os meses de julho e dezembro, as quais permanecerão com touros durante os meses de outubro a janeiro. Já o segundo lote (lote B), serão as matrizes que pariram entre os meses de janeiro e junho e ficarão com os reprodutores durante toda a safra.

Nos anos seguintes, matrizes do lote B que pariram entre os meses de julho e dezembro e as que foram diagnosticadas como vazias, serão transferidas para o lote A. Assim, em aproximadamente três colheitas de bezerros todas elas formarão apenas um lote.

Deve-se sempre ter atenção no momento da reposição e do descarte das matrizes. Nesse sentido, as reposições serão feitas sempre no lote A e os descartes deverão ser concentrados no lote B.

Por fim, os meses que foram citados nesse artigo são hipotéticos, pois em cada região ou propriedade do Brasil, existe um período de maior produtividade. Portanto, avalie o seu cenário e escolha a melhor parte do ano para realizar a estação de monta na sua fazenda, é preciso apenas seguir os mesmos padrões que foram falados.

A estação de monta pode ser ainda mais rentável

Seguindo esses passos, o produtor rural pode ter maior controle de sua produção e melhorar o seu sistema operacional. Além disso, ainda consegue aumentar a produtividade e rentabilidade com o aprimoramento de sua gestão.

Entretanto esses benefícios podem ser ainda maiores com a utilização de touros adaptados à pasto, como os Bonsmara Barra Grande. Esses animais podem conseguir maior retorno para o produtor, pois esses touros de raça taurina possuem alta libido e conseguem uma relação de um reprodutor para 45 vacas.

Ficou alguma dúvida? Mande uma mensagem para a nossa equipe que iremos te ajudar a aumentar o seu faturamento na sua atividade pecuária!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.