Cuidados com vacas pré-parto

Você quer saber quais cuidados deve ter com vacas pré-parto para garantir um bezerro por ano na sua propriedade que pratica a pecuária de cria? Esta tem que ser uma meta básica para todos os produtores rurais assegurarem a rentabilidade de suas fazendas.

Por isso, é importante salientar que o terço final de gestação, que corresponde do 7° ao 9° mês de prenhes, é um período no qual se deve tomar especial cuidado com as vacas para garantir o sucesso da próxima safra de bezerros.

Problemas causados por déficits nutricionais no terço final da gestação

Durante esse período, as exigências de nutrientes, principalmente de proteínas, nas vacas gestantes são mais severas. O motivo disso é que nessa fase o animal necessita manter seu bezerro na barriga e ao mesmo tempo suas necessidades básicas.

Com isso, caso essa demanda de nutrientes não seja atendida no pré-parto, a situação será agravada ainda mais no pós-parto, pois elas terão que conseguir suprimentos para produção de leite na amamentação do bezerro. Outro fator que prejudica o pecuarista das fazendas de cria é que, se a vaca tiver algum tipo de déficit nutricional (baixo Escore de Condição Corporal), o próximo cio pode ser dificultado, atrasando o ciclo reprodutivo e gerando prejuízos.

Portanto, percebe-se a necessidade dos cuidados com as produtoras de bezerros nessa etapa da gestação.

Preparação das matrizes pré-parto

Prepara-se para o período da estação

Primeiramente, como as estações de monta são mais frequentes principalmente nos meses transacionais entre seca e águas, no período das chuvas é necessário produzir reservas de alimentos para as matrizes que entrarão em monta. Esse estoque pode ser feito por meio de silagens de forrageiras ou leguminosas ou com manejos de pastagens com o objetivo de sobrar “fachos” para a seca.

Suplemente suas matrizes de forma correta

Principalmente no terço médio gestacional, a formulação de um suplemento que supra as necessidades das vacas para a parição, é outro plano de ação muito importante. Um fato a se atentar, é a apartação por categorias (novilhas, primíparas, secundíparas e pluríparas), pois cada uma delas possuem exigências diferentes.

Prepare-se para quando a vaca apresentar cio após o parto

Com os devidos cuidados citados acima, principalmente no terço médio gestacional, o cio pode ser documentado em até 45 dias após o parto. Durante esse momento o produtor rural deve aproveitar a fertilidade de seus animais para emprenha-los o mais rápido possível.

Por isso, o pecuarista deve possuir reprodutores com alto libido, adaptados ao clima de sua propriedade e, principalmente, aproveitar o potencial genético de suas matrizes, para garantir a rentabilidade da safra que está por vir. Esses touros irão desempenhar o papel fundamental de conseguir cobrir as vacas no momento em que elas estão prontas para esse processo.

Nesse contexto, touros Bonsmara Barra Grande são selecionados para garantir todas essas exigências ao produtor rural. Além de melhorarem os índices de fertilidade, conseguem cobrir maior número de vacas, comparado à média nacional. Desse modo, a estação de monta se torna uma atividade ainda mais lucrativa para o pecuarista.

Você tem dúvidas? Mande sua pergunta para a equipe Barra Grande, iremos responder o mais rápido possível.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.