Entenda como o cruzamento industrial bovino aumenta seus lucros!

Algumas raças bovinas podem ser utilizadas com muita eficiência nos cruzamentos industriais, os quais produzem animais com genéticas diferenciadas, podendo ser europeias, indianas, africanas etc. Um exemplo interessante para quem deseja fazer o cruzamento industrial é o touro Bonsmara Barra Grande, que é ótimo por se adaptar a regiões quentes e, ainda, resiste aos parasitas.

Neste post, vamos explicar o que é o cruzamento industrial bovino. Além disso, vamos apontar as vantagens desse tipo de prática e falar sobre detalhes da melhor qualidade da carne, ganho de peso e precocidade que auxiliam no aumento da lucratividade da fazenda.

Gostaria de saber mais sobre cruzamento industrial bovino? Siga em frente!

O que é o cruzamento industrial bovino?

O cruzamento industrial é a combinação de raças de tipos biológicos distintos que ocorre geralmente por inseminação ou a pasto. O objetivo do procedimento é gerar animais que obtenham mais eficiência e qualidade na produção das carnes. Essa é uma prática muito conhecida no Brasil por aumentar a lucratividade dos criadores, sendo importante para o mercado da pecuária nacional.

Ela traz a complementariedade entre as raças e a heterose. As raças bovinas de corte se enquadram como pequeno, médio e grande porte e podem ser combinadas para gerar maior produtividade. Com o cruzamento industrial, os produtores aproveitam os efeitos da heterose, a flexibilidade dos sistemas de produção e manejo, além das melhores características dos animais cruzados.

Quais as principais informações sobre o novilho de cruzamento industrial?

Os cruzamentos industriais podem ser de tipos variados. No caso do rotacionado ou retrocruzamento, apenas duas raças são utilizadas, segurando-se as fêmeas para a reprodução e acasalamento com touros da raça do pai ou da mãe. Já no tipo terminal é realizado o cruzamento de duas raças cujos produtos serão destinados ao abate.

No rotacionamento terminal, as duas raças são usadas para a produção do indivíduo F1. As fêmeas F1 são cruzadas com uma terceira raça, e os produtos serão posteriormente enviados ao abate. Por outro lado, o boi composto é a formação de uma nova raça, que é fruto de cruzamento industrial de várias raças para atender um nicho de mercado.

Portanto, o novilho de cruzamento industrial proveniente da raça Bonsmara apresenta mais resistência aos parasitas, ganha peso com facilidade, precocidade, adaptabilidade, docilidade, produtividade, excelência na qualidade da carne, entre outros aspectos vantajosos. Isso é possível graças à realização de pesquisas e estudos aprofundados realizados por profissionais especializados.

Quais são as principais vantagens do novilho de cruzamento industrial?

Um dos maiores benefícios do cruzamento industrial é a heterose. A heterose é o aumento do vigor, da fertilidade e do tamanho de um bovino híbrido ou F1 em relação aos seus pais. Eles são superiores em relação à performance do touro e da vaca que o originaram porque não herdaram certas características de adaptabilidade e reprodutiva.

Quanto maior for a distância genética entre as raças utilizadas para o cruzamento industrial, mais benefícios da heterose serão obtidos. A heterose depende das diferenças genéticas entre as raças cruzadas, que podem ser Nelore e Bonsmara, por exemplo. Veja a seguir outras vantagens do cruzamento industrial entre raças bovinas!

Melhor qualidade da carne

A qualidade da carne do novilho de cruzamento industrial tem excelentes possibilidades de vendas para exportação e dentro do território nacional. Os animais podem apresentar um produto excelente após serem confinados para o aumento do peso. A carne é macia, principalmente se for da raça Bonsmara Barra Grande.

Ademais, os cruzamentos industriais são responsáveis pelas melhores carnes de origem europeia, as quais são suculentas, saborosas e macias, principalmente se os animais contarem com a genética da raça Bonsmara. Essa característica gera ótimos resultados financeiros aos criadores. Afinal, quanto mais calmo for o gado, melhor será a sua conversão alimentar e também a qualidade dos produtos.

Ganho de peso

O novilho originado por meio de cruzamento industrial pode ser abatido com idade de 20 a 24 meses. Caso ele seja confinado, o resultado almejado é alcançado entre os 17 e 20 meses de idade. O rendimento de carcaça é elevado e a cobertura da gordura chega a 7 milímetros. Durante o crescimento, ele ganha diariamente entre 2,86 kg a 4,4 kg se for da raça Bonsmara.

O Bonsmara Barra Grande é ótimo para cruzamentos industriais devido à sua adaptabilidade ao clima quente e resistência aos parasitas. Ele pode ser utilizado com sucesso para os cruzamentos entre matrizes zebuínas, como tabapuã e nelore, por meio dos quais são produzidos animais F1 com peso excelente e precocidade.

A raça Bonsmara é a melhor opção para fazer cruzamento industrial e obter animais produtivos a campo que podem alcançar o peso final de 800 kg na vida adulta. Já as fêmeas F1 são muito férteis e apresentam ótima habilidade materna, além de serem boas para a produção de leite. O intervalo entre os partos é adequado.

Precocidade

A precocidade da raça Bonsmara ajuda a aumentar lucro da fazenda, elevando os níveis de produtividade. O novilho de cruzamento industrial Bonsmara tem fertilidade precoce, pois aos 18 meses pode ser usado para cobrir as vacas, tendo alta libido. Dessa forma, o tempo de produção é diminuído e a rentabilidade da fazenda aumenta.

A fertilidade está relacionada com a precocidade com produção de sêmen de qualidade. Já os bovinos ½ zebu e ½ Bonsmara podem ser destinados ao abate quando atingem 20 arrobas, o que acontece em torno de 1 ano e 8 meses de idade. Essa precocidade do crescimento é acompanhada juntamente às características funcionais.

Como a Fazenda Bonsmara Barra Grande pode ajudar?

A raça bovina Bonsmara é uma das melhores com ótimos resultados da prática de cruzamento industrial. Uma vantagem é poder fazer o cruzamento a pasto, dispensando custos com manejo e inseminação, obtendo resultados muito parecidos com o da inseminação, pois o Bonsmara possui alta libido e cobre um alto número de fêmeas.

A Fazenda Bonsmarra Barra Grande oferece serviços com excelência relacionados ao novilho Bonsmara 100% taurino que conta com genética de alta qualidade. Ela está localizada em Uberlândia, Minas Gerais, trabalha há muitos anos com recria e engorda de bovinos.

Enfim, agora você já entende como o cruzamento industrial bovino aumenta os seus lucros! A Fazenda Bonsmara Barra Grande tem como objetivo principal oferecer aos produtores brasileiros novas opções de ganho na pecuária, além de aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos criadores em todo o território nacional!

Deseja obter mais informações sobre novilhos de cruzamento industrial? Então entre em contato conosco e apresente as suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.