Como ganhar dinheiro com gado? Entenda como Bonsmara faz isso por você!

Depois de 80 anos de pesquisa e aperfeiçoamento genético, a Bonsmara tornou-se a única raça de gado de corte que resiste às mais diversas condições climáticas sem reduzir a sua excelente produtividade. Os animais estão prontos para o abate após 1 ano e 8 meses e, se estiverem confinados, dentro de 1 ano e 5 meses, a contar do seu nascimento.

Neste post, vamos ajudar você a entender como investir na raça Bonsmara para tornar a sua fazenda lucrativa. Além disso, vamos explicar qual é a origem dessa raça e mostrar como ganhar dinheiro com gado ficou ainda mais fácil depois dos melhoramentos genéticos realizados. Aqui, você vai descobrir ainda quais são as principais vantagens da raça Bonsmara.

Gostaria de saber mais sobre como ganhar dinheiro com gado e por que Bonsmara? Acompanhe a leitura!

Qual é a origem da raça Bonsmara?

A raça Bonsmara teve origem na África do Sul, sendo que foi desenvolvida a pedido do governo africano pelo zootecnista Jan Bonsma. O país contava com temperaturas elevadas que ultrapassavam os 45 graus e com pastagens pobres. Então, eles precisavam de um rebanho de gado mais eficiente que o africâner, que era a base da pecuária de corte na sua região.

Após a realização de muitos estudos, a nova raça foi criada com 5/8 adaptado da raça africâner e 3/8 britânico hereford e shorthon. O Brasil começou a importar o sêmen da raça Bonsmara no ano de 1999, e a primeira vez que os exemplares foram expostos foi durante a 42ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

O pecuarista Jayme Watt Longo e o seu filho chamado George levaram 10 animais oriundos da Fazenda Barbacena, localizada em São Pedro do Ivaí, no Estado do Paraná. Os embriões foram importados diretamente da África do Sul.

Quais são as vantagens da raça Bonsmara?

Os rebanhos se adaptam perfeitamente ao ecossistema brasileiro e são utilizados no cruzamento industrial com heterose 100%. São animais rústicos e ótimos produtores de carne, apresentando como características a resistência às variações de temperaturas, a docilidade, a fertilidade e a precocidade.

Quando comparados ao nelore, percebe-se que o abate é antecipado entre 6 e 12 meses. A desossa e o peso dos animais são superiores em 20% em relação às outras raças. Confira abaixo as vantagens da raça Bonsmara!

Alta libido

A alta libido é uma característica muito relevante que se destaca nos machos da raça Bonsmara. A qualidade espermática é mantida durante vários anos e não ocorre degeneração testicular por causa do calor elevado. Portanto, a fertilidade marca o rebanho de bovinos unindo a alta libido dos machos com a precocidade das fêmeas. Com isso, a sua produtividade é elevada e os dos produtores lucros aumentam de forma vertiginosa.

Temperamento

O temperamento é importante por proporcionar resultados econômicos. Os animais têm melhor conversão alimentar e ganham mais peso, são mais seguros no manejo e sofrem menos acidentes. Consequentemente, a carne produzida é de excelente qualidade.

Durante as seleções da raça Bonsmara, os animais fêmeas ou machos que se mostram agressivos são descartados. Por esse motivo, a Bonsmara está entre as raças mais dóceis do planeta e se desenvolvem rapidamente, estando prontos para o abate mais cedo do que as outras raças.

Adaptabilidade

O rebanho Bonsmara conta com adaptabilidade às condições climáticas, especialmente em relação às temperaturas elevadas. Um animal 100% taurino é considerado adaptado, visto que consegue ter bom desempenho estando em clima tropical e resistem bem às secas.

Em decorrência disso, os touros conseguem cobrir uma quantidade considerável de vacas por diversos anos. A primeira avaliação dos técnicos é relativa à adaptação, e se houver algum problema, o animal é descartado por que precisa sobreviver ao calor e ao sol quente.

Eles não sofrem com o calor extremo, não perdem peso e nem adoecem, sendo muito resistentes às doenças e parasitas que causam danos às outras raças. Além do mais, não precisam ficar confinados e cobrem as vacas a pasto, dispensando a necessidade de inseminação artificial.

Qualidade da carne

A qualidade da carne produzida pela raça é excelente, macia e muito saborosa, motivo pelo qual está sendo cada vez mais procurada pelos consumidores brasileiros. A Bonsmara é uma das raças cujas carnes são mais vendidas em açougues premium, pois o excelente índice de marmoreio e a gordura entremeada ressaltam ainda mais o seu sabor e a maciez.

Custo de cruzamento/produção

Os animais Bonsmara contam com genética que facilita o rápido aumento do peso sem interferir no porte dos animais. A cobertura de gordura varia entre 3 e 6 milímetros a partir de 16 arrobas, ocorrendo a deposição precoce por toda a carcaça.

O nascimento acontece sem o auxílio do criador, já que eles nascem pequenos, e a desmama ocorre quando o bezerro atinge 50% do peso da vaca. A raça Bonsmara gera a redução de custos com manejo e evitam os gastos com inseminação, visto que os touros cobrem tranquilamente as vacas sob a pasto.

Precocidade

A precocidade interfere na redução da idade de abate acelerando o giro do estoque do lado de dentro da porteira. A raça Bonsmara é conhecida pelo aumento da produtividade em arrobas por hectare de terra. Animais eficientes geram 20 arrobas em 20 meses, de modo que o custo é reduzido e aumentam a lotação dos pastos nas fazendas.

Isso é possível devido à precocidade e fertilidade dos bovinos. Alguns animais com 18 meses estão prontos, com alta libido e precocidade sexual, reduzem as despesas e melhoram a produtividade. Dependendo da alimentação, os machos podem entrar para o confinamento ainda precoces, por atingirem 350 kg rapidamente pelo uso de concentrado.

Já as fêmeas podem ser confinadas quando atingem 300 kg e podem alcançar até 480 kg, enquanto os machos atingem em média 530 kg. As fêmeas têm acabamento mais precoce, com maior cobertura de gordura e mais marmoreio. Os machos demoram mais para ter um bom acabamento, visto que eles apresentam mais musculosidade.

Como investir na raça Bonsmara?

Para investir na raça é preciso conferir alguns aspectos, por exemplo, os touros e as doadoras Bonsmara são avaliados à partir dos padrões de qualidade Qualitas e devem atender aos critérios da Associação ABCB: musculatura, frame, adaptabilidade e fertilidade.

As doadoras e os touros Bonsmara Barra Grande passam por avaliações periódicas rigorosas em todas as etapas do seu desenvolvimento e somente são comercializados após a realização do exame andrológico, a aprovação e a obtenção do registro dos animais.

A melhor genética somente pode ser identificada por meio de testes dos animais. A avaliação envolve teste de eficiência alimentar, carcaça e simulação de resultado financeiro conforme a produção de boi gordo.

Enfim, agora você já sabe como ganhar dinheiro com gado e já entendeu que a raça Bonsmara faz isso perfeitamente! A Fazenda Bonsmara Barra Grande oferece excelente atendimento aos criadores e produtores, sendo uma produtora de bovinos de tradição e tempo de mercado suficiente para ganhar a confiança dos brasileiros!

Deseja obter mais informações sobre a raça Bonsmara? Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.