Bonsmara uma ferramenta para sua fazenda

Cruzamentos industriais de Bonsmara são superiores em ganho de peso, consumo de matéria seca, conversão alimentar e atingem maior peso em menos dias de confinamento. Além disso, respondem em ganho de peso às suplementações oferecidas.

Pecuaristas do Brasil sabem que produzir um quilograma de carne não é uma tarefa simples, pois os custos de produção ficam cada vez mais elevados e, consequentemente, a lucratividade diminui. Nesse sentido, pode ser concluído que, para a pecuária de corte gerar receita, o desempenho dos animais deve ser alto, ou seja, responder aos tratamentos oferecidos, para que o custo final da arroba seja menor que seu valor de venda.

Nesse contexto, o Bonsmara se torna uma ferramenta para aumentar a produtividade de seu negócio, já que os produtos de cruzamentos com essa raça apresentam maior ganho de peso e conversão alimentar. Além disso, existem várias opções para utilizar a genética do Bonsmara, como animais cruzamentos industriais F1 (50% Bonsmara x 50% Zebu) e os tricross (50% Bonsmara x 25% Taurino Europeu x 25% Zebu).

Bonsmara x Zebu (F1)

O cruzamento que mais se observa no mercado com Bonsmara são os da primeira geração (F1), ou seja, esse taurino cruzado com vacas zebuínas. Nesse contexto, esses animais possuem 100% de heterose, o que é evidenciado pelas características positivas do pai e da mãe no mesmo indivíduo. Além disso, são animais altamente adaptados às condições brasileiras e desempenham com alta eficiência apenas em pastagens e com nutrição adequada.

É uma ótima opção para você produtor que quer começar a intensificar seu negócio com a genética. Nesse sentido, pode-se citar como vantagens o aumento dos índices produtivos de sua propriedade, como o ganho médio diário, conversão alimentar, melhor acabamento de carcaça, entre outros. Ademais, as fêmeas desse cruzamento podem ser utilizadas para a comercialização de sua carne ou usadas como matrizes para confeccionar o tricross. Nesse caso, deve utilizar raças bimestiças ou taurinos europeus, a fim de conseguir maior heterose e animais com maior desempenho.

Bonsmara x Taurino Europeu x Zebu (F2)

Outra opção para utilizar a genética Bonsmara é produzir cruzamentos terminais (tricross). Sendo assim, a vantagem desse animal é aproveitar as fêmeas F1 produzidas na propriedade para gerar bezerros que aumentem ainda mais os resultados do seu negócio pecuário. Além disso, esses animais possuem maior qualidade de carne, ótimo acabamento de carcaça, maior ganho de peso e tanto as fêmeas, quanto os machos, podem ser comercializados para o abate.

O tricross mais observado no mercado com Bonsmara possuem 50% do material genético de Bonsmara, 25% de angus e 25% de Nelore. Nesse sentido, pecuaristas que produzem esses animais, na maioria das vezes, realizam o ciclo completo, ou seja, criam, recriam e engordam, pois os fazem para aumentar o giro dos animais, o ganho de peso e abater animais mais pesados e mais novos (abatidos principalmente como Boi China).

Cruzamentos com Bonsmara terminados em confinamento

Para ilustrar o alto desempenho dos animais que foram citados, foi publicada, na Revista Brasileira de Zootecnia, uma pesquisa que tinha como objetivo avaliar o desempenho das seguintes raças:

  • Bonsmara P.O. (100% Bonsmara);
  • Zebuíno P.O. (100% Zebuíno);
  • Mestiço da primeira geração com Bonsmara (50% Bonsmara + 50% Nelore);
  • Mestiço da segunda geração com Bonsmara (50% Bonsmara + 25% Red Angus + 25% Nelore);

Nesse contexto, os animais mestiços apresentaram melhor desempenho em confinamento, pois foram significativamente superiores em ganho médio diário, consumo de matéria seca, conversão alimentar e atingiram peso de abate mais elevado com menos dias. Além disso, para o experimento, foi formulado uma dieta que se esperava 1 quilograma de ganho por dia e, os animais mestiços, superaram esse incremento de peso.

Ferramenta Bonsmara Barra Grande

Portanto, percebe-se que o Bonsmara não é apenas uma raça ou um animal Puro de Origem e sim uma ferramenta para você que quer aumentar a produtividade de seu negócio. O mercado do boi é muito lucrativo, mas, para isso, é necessário que a genética que esteja sendo feita na fazenda tenha alto desempenho e consiga gerar uma arroba cada vez mais barata.

Desse modo, a Fazenda Barra Grande produz o Bonsmara Barra Grande para confeccionar animais que gerem descendentes com alto valor agregado para os produtores. Além disso, o Bonsmara Barra Grande garante que sua vacada produza um bezerro por ano e que esses tenham maior ganho de peso, conversão alimentar e melhor qualidade de carne.

Você tem alguma dúvida sobre o Bonsmara? Envie para a equipe Barra Grande que iremos te responder.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.