Saiba como melhorar a gestão rural em 4 dicas!
A gestão rural é indispensável para que o produtor tenha sucesso com o seu agronegócio. Não importa quantos hectares você tenha ou qual o foco da sua propriedade — tanto na lavoura quanto na criação de animais, os resultados sempre podem melhorar.
Neste post, vamos apresentar um guia sobre gestão rural e explicar os seus principais conceitos, além de fornecer dicas para fazer um gerenciamento eficiente. Além disso, vamos falar sobre a importância da administração para esse setor e apontar os benefícios dela para os produtores.
Gostaria de saber mais? Acompanhe a leitura!
Qual é a importância da gestão rural?
O atual cenário econômico afetou todas as áreas, inclusive a produção agropecuária, que está inserida em um mercado complexo. Por isso, as propriedades rurais precisam avaliar a utilização de todos os recursos disponíveis nos dias de hoje.
É necessário estar atento ao que acontece na economia mundial, na criação e alteração das leis e nos impostos ou benefícios fiscais. Tudo isso influencia o agronegócio no Brasil, exigindo que agricultores e pecuaristas administrem as informações para manter o padrão de vida.
Quais são os benefícios da gestão rural?
Inúmeros produtores rurais precisam lidar com pequenas margens de lucro enquanto enfrentam a competitividade causada pela crise. A saída para essa situação é realizar uma administração voltada para o aperfeiçoamento das estratégias para alavancar os negócios. Veja a seguir algumas vantagens de aderir à gestão rural!
Maior produtividade
Para elevar a produtividade, torna-se primordial acompanhar os resultados e avaliar a maneira como as tarefas da rotina são realizadas. Quando os resultados obtidos são positivos, a produção pode continuar até que seja possível fazer novos investimentos.
Melhor rentabilidade
A rentabilidade somente pode ser avaliada se houver a separação das contas pessoais em relação às despesas e custos. Estabeleça uma quantia para uso dos proprietários e o restante pode ser reinvestido na agropecuária. Quando as contas são todas misturadas, fica impossível controlar as finanças da propriedade.
Mais lucratividade
O aumento da lucratividade depende do controle dos custos. Os valores gastos com a produção devem estar incluídos no preço de venda dos produtos juntamente a uma margem pré-definida de lucros.
Quais são as principais dicas para fazer uma boa gestão rural?
Vale destacar que o processo de transição da gestão da propriedade rural já se iniciou. Aqueles que não acompanharem o novo modelo baseado no controle, monitoramento, planejamento e delegação de funções tendem a ficar para trás. Confira abaixo as sugestões para aprimorar a gestão rural!
1. Fazer planejamento estratégico
Elabore o planejamento estratégico da sua propriedade rural antes de criar o plano de ação, registrando os conceitos iniciais que vão descrever o seu negócio: visão, missão e valores. Depois, construa um modelo de negócios com elementos como canais de distribuição, perfil do mercado, custos, recursos disponíveis, parceiros e proposta de valor.
2. Use novas tecnologias
Existem tecnologias próprias para o agronegócio se tornar automatizado. Você vai encontrar softwares especializados, sensores, telemetria, maquinários, Sistema de Posicionamento Global para localizar objetos e animais. Inclusive está acessível o Sistema de Informação Geográfica, que produz, armazena, processa, analisa e representa as informações do espaço geográfico.
3. Colete dados
Algumas ferramentas monitoram e medem o desempenho de todas as etapas do agronegócio. Utilize métodos ou sistemas que facilitem a coleta, o armazenamento e o processamento dos dados para averiguar a performance da lavoura e mensurar os lucros no final de cada ciclo produtivo. Assim, você descobrirá como corrigir falhas e melhorar os processos.
4. Controle finanças
A área financeira é uma responsabilidade que merece atenção por parte do gestor rural. Utilize novas metodologias para reduzir custos e maximizar os resultados. Cuide dos investimentos para ter certeza de que conseguirá quitar as dívidas assumidas, por exemplo, o crédito rural.
Enfim, agora você já sabe como melhorar a gestão rural por meio das quatro dicas! Aplicar boas práticas de gerenciamento dos recursos é essencial para obter melhoria na produtividade e rentabilidade da sua propriedade. Faça uma autoavaliação considerando os fatores mencionados acima e reflita sobre a possibilidade de aperfeiçoar as atividades no campo!
Gostou do conteúdo? Assine a newsletter e receba novidades diretamente no seu e-mail!
1 Comentário