Cruzamento industrial: você sabia que o cruzamento de touros taurinos com pelagem vermelha e vacas nelore produzem animais F1 mais adaptados aos climas quentes?

Uma prática comum para os criadores que buscam melhorar os resultados em seus plantéis é o cruzamento industrial. Ao realizar cruzamentos industriais, os produtores combinarão características desejáveis das raças envolvidas a fim de se obter características econômicas desejáveis. Existem duas subespécies do gado doméstico a Bos Taurus (taurinos) e Bos Indicus (zebuínos).

Diante do exposto acima, é interessante ressaltar que no Brasil ao longo de aproximadamente 500 anos entraram mais de 785 mil matrizes e touros de raças bovinas de origem europeia (taurinos). Em contrapartida, as raças de origem da Índia (zebu) entraram no país cerca de 6262 matrizes e reprodutores em pouco mais de 100 anos. Atualmente, estima-se que 78% do total de bovinos no país é de origem zebuína.

A raça que mais se destacou no cenário brasileiro foi o Nelore (zebu). São vários os motivos que levaram a esse sucesso. De forma resumida, pode-se dizer que a adaptação ao ambiente tropical, as suas características produtivas superiores e uma continua busca por melhoramento genético garantiram o sucesso da raça.

Tendo em vista os animais de origem taurina, há um consenso entre pecuaristas, que as crias de cor vermelha, ou tons de vermelho, se saem melhor em condições de grande exposição aos raios solares e são menos perseguidos pelos ectoparasitas. Tal resultado pode ser alcançado usando touros taurinos de pelagem vermelha, tais como: Bonsmara, Senepol e Red Angus. Abaixo será apresentado uma tabela com um breve comparativo entre as raças.

RaçaOrigemMistura das raçasConsiderações
BonsmaraÁfrica do SulCruzamento entre Afrikaner, Hereford e ShorthonRaça feita para ser eficiente e adaptada às condições severas calor e seca do semiárido africano;
Introdução de raças que traz os benefícios associados aos taurinos;  
SenepolIlhas Virgens (caribe)Cruzamento entre N’Dama e Red PollTambém é adaptado ao clima quente, mas relatos de alguns pecuaristas dizem que não cobrem bem à campo em condições quentes;
Pode não ter o mesmo nível de qualidade de carne comparado a outras raças taurinas.
Red AngusEstados UnidosRaça Pura (taurina)Imprime carne de alta qualidade e com bom marmoreio;
Boa conversão alimentar;
Não é adaptado ao clima quente e seco e necessita de cuidados especiais nos manejos.

Os produtos de cruzamento de Taurinos com Zebuínos, relativos aos Taurinos, trarão vantagens como maior precocidade, maior potencial de crescimento, melhor acabamento de carcaça, e com relação aos Zebuínos, incorporarão maior adaptabilidade, melhor habilidade materna e maior resistência eco parasitárias.

Portanto, diante do exposto nos parágrafos anteriores, para os produtores obterem os benefícios do cruzamento industrial em regiões de clima quente com condições precárias de pastagem, o uso da raça Bonsmara é recomendado. A raça é 100% de origem taurina: 5/8 Afrikâner (raça extremamente adaptada as condições semiáridas na África do Sul), 3/16 Shorton, 3/16 Hereford, dessa forma o cruzamento com raças zebuínas como, por exemplo, nelore resulta em heterose plena, isso impacta em um ganho de peso de 20 a 25% maior e há melhorias nas características economicamente importantes como precocidade sexual e acabamento. 

Você tem alguma dúvida sobre o Bonsmara? Envie para a equipe Barra Grande que iremos te responder.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.