Vantagens do cruzamento a pasto com raças Zebuínas e Bonsmara

Muitos criadores de gado podem ter dúvidas sobre qual a melhor forma de cruzar os seus animais, seja através de monta ou inseminação artificial. Afinal, é importante garantir animais de qualidade para que sejam vendidos ou cresçam saudáveis para o abate.

É importante que um produtor que quer se estabelecer no mercado e queira produzir mais arrobas por hectare, invista no cruzamento industrial, melhorando a eficiência, heterose e lucratividade na produção de gado de corte.

Neste texto, você entenderá quais são as vantagens do cruzamento a pasto com as raças Zebuínas e Bonsmara, que oferecem uma carne de alta qualidade, sendo ótimas para comercialização. Boa leitura!

Melhoria da qualidade da carne

Os animais da raça Bonsmara contam com carne de melhor qualidade, com mais sabor e marmoreiro. Por isto, no cruzamento com raças Zebuínas, observa-se uma melhoria da qualidade da carne.

A carne dos animais Zebu, possuem uma camada de gordura mais espessa e superficial, menos atrativa para o consumidor final. Assim, o cruzamento destas raças consegue contornar esse problema, tornando o rebanho mais vantajoso para o corte.

Precocidade sexual

A precocidade sexual dos touros Bonsmara também apresentam uma grande vantagem para o criador. Eles conseguem cobrir a pasto desde os 18 meses, além de conseguir fecundar até 40 fêmeas por ano, gerando mais filhos no sistema natural, sem custos adicionais em serviços e outros investimentos.

Com touros Bonsmara Barra Grande o investimento é mais baixo, o que resulta em mais lucro para o pecuatista.

Redução da idade de abate

Além da precocidade sexual dos touros Bonsmara, os animais 1/2 sangue resultantes desse cruzamento também se desenvolvem de maneira mais rápida. Eles conseguem atingir 20 arrobas em 20 meses com excelente acabamento, já podendo ir para o abate nesta idade.

Isso ajuda a aumentar o “giro de estoque” na fazenda, trazendo mais lucratividade e eficiência, melhorando a qualidade da carne e tendo um melhor retorno por parte do comprador de gado.

Maior adaptabilidade e resistência

O cruzamento de raças Zebuínas com Bonsmara também resulta em animais mais resistentes e bem adaptados ao clima tropical. Isso faz com que o criador tenha menos perdas e menor custo com manejo e suplementação.

O desenvolvimento da raça Bonsmara foi pensado para que o animal conseguisse suportar temperaturas mais elevadas, e os animais são rigorosamente avaliados, observando-se critérios que garantam o seu sucesso e adaptação em nosso clima, como:

  • Adaptabilidade;
  • Fertilidade;
  • Frame;
  • Musculatura;
  • Aprumos.

Para determinar a adaptabilidade dos animais, são avaliados fatores como cor e quantidade e grossura do pelo, casco, grossura do couro, etc. São características importantes que fazem toda a diferença para que o animal consiga cobrir vacas a campo e ter saúde.

Assim, conhecendo melhor algumas das vantagens do cruzamento a pasto das raças Zebuínas e Bonsmara Barra Grande, você poderá investir nesses animais para ter uma carne superior e altas taxas de natalidade na sua fazenda!

Gostou do texto? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e não perca as novidades do nosso blog!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.