Descubra aqui o calendário de vermifugação adequado para a sua fazenda!

Alguns fatores podem impossibilitar que o rebanho bovino apresente todo o seu potencial produtivo, entre eles, a sanidade. Neste cenário, o controle de verminoses é prática essencial e objetiva evitar perdas econômicas irreparáveis, visto que a presença de endoparasitas (vermes) está relacionada ao menor ganho ou perda de peso, além de deixar os animais predispostos a outras doenças.

Além do prejuízo direto causado pelos parasitas, na maioria das vezes a utilização de vermífugos é realizada de maneira inadequada, aumentando ainda mais os danos financeiros devido à verminose.

Como fazer o controle de verminoses?

O controle de verminoses pode ocorrer atacando as duas formas de vida: livre ou parasitária. O combate aos estágios de vida livre objetiva eliminar as larvas das pastagens, o que diminui a probabilidade de ingestão destas pelos bovinos. A rotação ou vedação temporárias das pastagens constitui prática de manejo valiosa nesse quesito, pois exauri as reservas corporais das larvas, levando-as a morte. Cerca de 80% das larvas morrem quando não ingeridas por bovinos em intervalos de 30 a 45 dias.

O controle da fase parasitária consiste no uso de vermífugos. O controle estratégico é uma alternativa viável na tentativa do pecuarista explorar o máximo de produtividade do rebanho, a baixo custo e de maneira prática.

O controle estratégico de verminose tem base no conhecimento da epidemiologia e dinâmica dos parasitas nos bovinos e na pastagem durante o ano. A partir disto, são pré-determinadas vermifugações nos períodos ideais.

Em grande parte do território brasileiro, as larvas encontram-se em condições ideais de sobrevivência na pastagem no período chuvoso do ano. Entre 90 e 95% dos vermes existentes estão na pastagem neste período. Todavia, durante o período mais seco (junho, julho e agosto), o número de larvas diminui nas pastagens e grande parte encontra-se nos animais. Desta forma, a aplicação de vermífugos no período chuvoso tem pouco efeito no tratamento do rebanho, já que a taxa de reinfecção é alta devido a alta carga de larva nas pastagens.

Com base no exposto, o controle estratégico visa a aplicação de vermífugos durante o período seco do ano, pois acarreta maior exposição dos vermes ao antiparasitário. Em consequência disto também, os animais entrarão no período chuvoso com carga parasitária mínima, o que diminui a contaminação das pastagens por ovos e a reinfecção dos animais.

Qual o calendário adequado para a realização do controle de verminoses?

A proposta da Embrapa Gado de Corte, desenvolvida pelo médico-veterinário e doutor Ivo Bianchin, determina os meses na forma numérica, sendo maio – julho – setembro (5 – 7 – 9). Já o pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, professor doutor Fernando Borges, sugere calendário em maio – agosto – novembro (5 – 8 – 11).

Nestas propostas, a primeira aplicação objetiva diminuir a carga parasitária adquirida pelo animal durante o período chuvoso, a segunda aplicação elimina os vermes resistentes à primeira aplicação, além de combater novos vermes adquiridos no início do período seco. Já a terceira aplicação combate parasitas que sobreviveram às duas primeiras aplicações, diminuindo o risco de contaminação das pastagens durante o período chuvoso que se iniciará.

Apresentamos neste texto, alternativa para vermifugação para sua fazenda. Contudo, salientamos a necessidade de acompanhamento técnico profissional de Zootecnistas e Médicos-veterinários para que sejam empregadas estratégias específicas à realidade da sua fazenda.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.