Conheça mais sobre o mercado de carne bovina premium!

Entenda sobre o mercado de carne premium no Brasil

Na economia brasileira, o agronegócio é o setor de maior relevância. Dentre todas as suas vertentes, a pecuária, sobretudo a bovinocultura de corte, representa uma das principais fontes de renda para o país por meio da comercialização de carne para o mercado nacional e internacional.

            O Brasil possui o maior rebanho comercial do planeta e atualmente encontra-se como o maior exportador de carne bovina e segundo maior produtor do mundo. Para se ter uma ideia da importância do país na demanda mundial, segundo a Secretaria do Comércio Exterior (Secex), em junho de 2020, no acumulado até a terceira semana, o país embarcou 107,20 mil toneladas de carne bovina in natura.      Contudo, a produção de carne bovina brasileira tem destaque pelo volume, de forma que há muito espaço para crescimento, principalmente no quesito qualidade. A maior parte da exportação da carne nacional é como commodity, com baixo valor agregado, mesmo atendendo às exigências nos quesitos dos órgãos fiscalizadores.

            O mercado de carne nacional e internacional vem passando por significativas modificações nos últimos anos, onde a procura por carne de qualidade superior (carne premium) cresce significativamente, o que traz à tona a necessidade de investimentos em sistemas de produção especializados e utilização de raças que propiciem a qualidade de carne desejada.

Quais são as características desejadas na carne de qualidade?

            A carne premium é caracterizada pela presença de marmoreio (gordura entremeada entre as fibras da carne), que proporciona maciez, suculência e um sabor intenso à carne, o que aumenta o grau de satisfação do consumidor.

            O processo de produção de carne premium inicia-se na seleção do material genético que será utilizado para produção do animal antes mesmo de seu nascimento. No contexto de produção de carnes especiais, marmoreio, maciez e acabamentos superiores não são alternativas, mas sim pré-requisito para atendimento do mercado consumidor.

            Este segmento de mercado, com exigências tão específicas, é um caminho promissor e rentável já que esses produtos possuem valor agregado e geram mais receita ao pecuarista.

O número de estabelecimentos que vêm se especializando na comercialização de carne premium não para de crescer, sinalizando oportunidade de elevar a produção da carne brasileira a um novo patamar, para atendimento aos mercados nacionais e internacionais.

As raças de gado e a qualidade da carne

A raça Bonsmara destaca-se em qualidade de carne e se firma no mercado de carne premium. Seja criada como raça pura ou em cruzamentos com raças europeias ou zebuínas, a raça apresenta resultados muito interessantes, o que corrobora com afirmação de Climaco et al. (2011) que relata que animais Bonsmara podem ser utilizados na produção de bovinos para corte por apresentarem boa produção de carcaça e carnes com qualidade.

A base genética dos rebanhos bovinos representa um fator de grande influência sobre os potenciais da qualidade da carne, principalmente para maciez. Gomig (2013) avaliou quatro grupos de animais com diferentes proporções de Bonsmara (100% Bonsmara; 87,5% Bonsmara e 12,5% Nelore; 75% Bonsmara e 25% Nelore; 50% Bonsmara e 50% Nelore) e verificou que sob a mesma dieta, quanto maior a porcentagem de Bonsmara, maior o teor de lipídios (gordura) na carne. Estes resultados demonstram que há efeito da genética sobre a deposição de gordura na carcaça, verificando que, quanto maior a proporção de genes Bonsmara na composição genética do animal, maior é o potencial de deposição de lipídios na carne. Novilhas puras da raça Bonsmara apresentam teor de lipídio, grau de marmoreio e área de olho de lombo maior que novilhas cruzadas, o que denota o potencial genético da raça para deposição de gordura na carcaça e desenvolvimento da musculosidade.

A autora ainda conclui que a raça Bonsmara representa uma alternativa genética para regiões tropicais, pois produz carne muito macia, compatível com o padrão de classificação de maciez adotados pelo USDA (“very tender” para forças de cisalhamento ≤ 3,9 Kg).

            Segundo o Professor Dr. Pedro Eduardo de Felício (UNICAMP), de acordo com resultados obtidos em abates técnicos, o resultado do teste de degustação mostra que a carne é de melhor qualidade à medida que o grau de sangue Bonsmara aumenta.

            Outra característica a ser observada é o temperamento do animal, pois influencia diretamente no pH da carne. Quanto mais manso, maior a probabilidade da carne ser macia e com maior durabilidade nas prateleiras do mercado, fato importantíssimo na exportação de carne. Entre os atributos da raça Bonsmara, a mesma é conhecida por possuir animais de temperamento dócil, o que se torna mais um ponto positivo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.