Veja comparativo de raças e entenda por que Bonsmara supera!

Está em busca de opções de gado de corte que sejam resistentes às condições climáticas tropicais e ofereçam produtividade elevada? A raça Bonsmara resiste às doenças e aos carrapatos, sendo tolerante à anaplasmose, já que a cor marrom afasta moscas e mosquitos que transmitem a anaplasma marginale.

Neste post, vamos explicar quais são as qualidades da raça Bonsmara e falar sobre o cruzamento industrial, do qual podem nascer animais para abate melhores do que outras raças conhecidas. Além disso, vamos apresentar um comparativo da raça Bonsmara com outras raças de boi e mostrar os diferenciais relacionados ao temperamento, adaptabilidade, qualidade da carne, entre outros.

Quer saber por que a raça Bonsmara supera todas as outras? Prossiga!

Por que, no cruzamento industrial, Bonsmara pode se sair melhor que as demais raças?

O gado Bonsmara é originário da África do Sul, uma mistura das raças africâner, shorthorn e hereford, não apresentando gene das raças zebuínas. Desse modo, ele produz 100% de heterose no cruzamento com bovinos da raça zebu, gerando um ganho que vai de 20 a 25% no que tange ao acabamento, precocidade sexual e elevação do peso.

Os produtores bem sucedidos escolhem a raça Bonsmara por que ela traz inúmeras vantagens em comparação às outras raças. Os touros Bonsmara fazem os cruzamentos 100% a pasto dispensando a necessidade de inseminação artificial. Esses bovinos se adaptam ao clima do Brasil sem nenhuma dificuldade e não se importam com o calor do sol do meio dia.

Os touros Bonsmara trabalham e tem bom desempenho sob as condições adversas do clima tropical, são precoces e se reproduzem mais cedo, cobrindo inclusive outras raças. Não precisam estar confinados para apresentar ótimos resultados e lucratividade elevada devido ao controle de qualidade que é realizado pelos profissionais da Fazenda Bonsmara Barra Grande.

Os animais passam por várias avaliações para garantir a sua docilidade e a adaptabilidade ao território brasileiro. Se o bovino apresenta sinais de má adaptação ou agressividade é realizado o descarte e o animal não é comercializado. Confira abaixo as comparações realizadas entre as raças!

Origem das raças

A raça Angus é originária de Escócia e a Brangus é uma raça sintética criada com a combinação das raças zebuínas e Aberdeen angus nos Estados Unidos. Já a Senepol é uma raça desenvolvida na ilha caribenha de Saint Croix, a Bonsmara é originária da África do Sul e a Caracu é uma linhagem centenária que teve origem no Brasil colonial.

Reprodução

A quantidade de meses necessários para que os animais atinjam maturidade reprodutiva também são diferentes nessas raças. Os bovinos Angus e Brangus podem ficar prontos para a reprodução entre 1 ou 2 anos de idade. Os animais da raça Senepol podem demorar até 22 meses após o seu nascimento, enquanto os Caracu e os Bonsmara levam por volta de 18 meses apenas.

Temperamento

Angus, Brangus, Caracu e Senepol são bovinos mansos, de fácil manejo e que têm facilidade de reprodução. Porém, a raça Bonsmara é a mais dócil e calma. Por isso, ela tem melhor conversão alimentar e ganho de peso rápido, sofre menos acidentes e são seguros no manejo.

Adaptabilidade

Os bovinos Caracu, Angus e Brangus são facilmente adaptáveis e resistentes aos climas quentes e frios como os campos situados no Rio Grande do Sul, que durante o inverno apresentam baixas temperaturas e no verão o calor ultrapassa os 35 Graus. A raça Senepol é tolerante aos climas tropicais, contudo, a Bonsmara se adapta facilmente e resiste às condições climáticas extremas e não procura sombra.

Qualidade da carne

A carne dos animais das raças Angus e Brangus são saborosas, macias, com 3 a 6 milímetros de gordura e marmorização, reconhecidas mundialmente e destinadas à exportação. Já a carne dos bovinos Caracu é de qualidade, suculenta e muito apreciada, sendo que pode chegar a ter de 2 a 6 milímetros de gordura quando colocados em confinamento.

Por outro lado, a carne dos animais Senepol é bastante conhecida por ser tenra e suculenta, tem aptidão para marmoreio e gordura entremeada que ressalta a maciez e o sabor. Todavia, a carne dos bovinos Bonsmara apresenta excelente qualidade como as de origem europeia, suculenta, saborosa e macia, está sendo cada vez mais requisitada pelos consumidores por contar com ótimo índice de marmoreio e gordura entremeada.

Custo de manejo para reprodução

Os touros da raça Bonsmara são animais com excelente fertilidade, alta precocidade e que não geram custos de manejo para a reprodução, tendo em vista que eles cobrem as vacas a pasto e dispensam a inseminação artificial.

Quais são as qualidades da raça Bonsmara?

A raça Bonsmara foi planejada e criada por meio de pesquisas e estudos aprofundados e com a elaboração de um programa de cruzamentos. Esse programa é muito bem documentado com o registro de dados referentes ao desempenho e demais aspectos relevantes. Veja a seguir as principais características dessa raça!

  • Adaptabilidade em ambientes tropicais;
  • fertilidade que aumenta a produção do rebanho;
  • precocidade nos machos e nas fêmeas que atingem a puberdade mais cedo;
  • alta libido dos machos que cobrem a campo e sob sol quente;
  • intervalo entre partos de acordo com o sistema de avaliação da raça;
  • qualidade do sêmen mantida durante muitos anos sem degeneração testicular.

A respeito da produção, vale destacar que a genética do bovino Bonsmara facilita o rápido ganho de peso sem aumento significativo do tamanho e da altura dos animais que apresentam porte médio. O acabamento ocorre a partir de 16 arrobas com cobertura de gordura entre 3 e 6 milímetros, que conta com deposição precoce por toda a carcaça.

O bezerro Bonsmara nasce pequeno e sem o auxílio do criador, sendo que a desmama ocorre quando ele alcança 50% do peso de sua mãe. Eles têm ótima conversão alimentar, ganham mais peso ingerindo a mesma quantidade de alimentos que as outras raças. Os animais são calmos e seguros no manejo, dificilmente sofrem acidentes e produzem carne de excelente qualidade.

Enfim, agora você já teve acesso ao comparativo de raças e entende por que Bonsmara supera as demais! A Fazenda Bonsmara Barra Grande é a melhor fornecedora da raça no Brasil. Ela oferece excelente atendimento e está há muitos anos auxiliando os produtores e criadores a alcançarem novas opções para aumentar os rendimentos de suas fazendas!

Deseja obter mais informações sobre a raça Bonsmara? Entre em contato conosco e apresente os seus questionamentos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.